Gastroplastia Endoscópica

Cirurgia bariátrica por endoscopica?

A cirurgia bariátrica já esta consagrada como o melhor tratamento para os portadores de obesidade avançada, no entanto, para os casos mais leves as técnicas endoscópicas vêm ganhando cada vez mais terreno. A obesidade é uma doença crônica e sistêmica com níveis e opções de tratamento progressivos de acordo com a gravidade da doença obesidade, que inclui não somente o IMC (peso/Kg2 , )mas também a presença de comorbidades associadas como hipertensão, diabetes entre outras.

O balão intragástrico é a técnica endoscópica mais conhecida e utilizada para o tratamento primário do sobrepeso e obesidade grau leve, e mais recentemente uma nova técnica vem ganhando espaço nas mídias: Sleeve Endoscópico ou Gastroplastia Endoscópica.

A Gastroplastia Endoscópica (ESG – Endoscopic Sleeve Gastroplasty) é uma técnica puramente endoscópica onde o endoscopista bariátrico pode, através do dispositivo de sutura Overstich-Apollo, dar pontos por dentro do estomago com utilização de fios iguais da cirurgia convencional, com intuito em se reduzir a capacidade do estomago.

A técnica é nova em nosso país e um primeiro protocolo de estudos esta sendo conduzindo pela Faculdade de Medicina do ABC sob a supervisão dos doutores Manoel dos Passos Galvão Neto, Eduardo Grecco, Thiago Souza e Luiz Gustavo de Quadros com resultados animadores e similares aos países europeus, que já utilizam a técnica a mais tempo. A média de perda de peso tem sido de 20% em 2 anos com estimativa de melhores resultados com o aperfeiçoamento técnico. O tempo médio de procedimento gira em torno de 1h sem necessidade de internações prolongadas ou cortes.

Vídeos sobre a Gastroplastia

Enbate - Endoscopia Bariátrica Terapêutica | Balão Intragástrico
Rua XV de Novembro, 3975
Redentora - São José do Rio Preto/SP
CEP 15015-110
Telefone: (17) 3302-4777
E-mail: gustavoquadros@kaiserclinica.com.br
Médico Responsável
Dr. Luiz Gustavo de Quadros - CRM 125.610

Mapa
Redes Sociais